segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Forró das Antigas - Parte 1

Os amantes do saudoso forró da década de 90, podem comemorar.
Nem tudo o que bom é dura pouco. E se dura, volta!
Prova disso está no repertório de várias bandas de sucesso da atualidade, que possuem blocos com músicas que marcaram época. Aviões do Forró, Banda Bali e Mastruz são provas desse movimento e sempre incluíram em seu repertório essas canções. Até ritmos que se fundem com o forró estão voltando. O grupo Kaoma, que fez sucesso no final da década de 80, ganhou o mundo com a sua lambada, e quase 20 anos depois, a vocalista do grupo, a brasileira Loalwa Braz, que mora na França desde 1985, está no Brasil para lançar um novo CD e garante: “a lambada evoluiu muito e está voltando”.
Mas voltando para o Ceará, precisamente no bairro Passaré, onde fica situada uma das maiores fábricas de forró do mundo, a gravadora SomZoom, uma vitória já podemos comemorar; a volta de Francylene aos vocais da Cavalo de Pau, banda de maior sucesso entre 1995 a 1998. Há rumores de que a extinta Mel com Terra também está em processo de reativação, que teve em seus vocais a talentosíssima Lucinha Sousa que, como ela, o forró teve poucas.

Forró das Antigas - Parte 2


O grupo Kaoma, um ícone mundial da lambada volta aos palcos.
O grupo hoje já não existe. Formado em 85 na França e batizado por Loalwa, o Kaoma estourou nas paradas brasileiras em 89 com “Chorando se Foi”, versão de Márcia Ferreira para uma música dos irmãos bolivianos Hermosa. Outros hits ganharam os anos 90 como “Lambamor” e “Dançando Lambada”.

Forró das Antigas - Parte 3

Há bandas que não suportaram a baixa que o forró passou na época de transformações, com o surgimento do novo estilo de se fazer forró, e caíram em outros ritmos, é o caso da Banda Styllus que até conseguiu um sucesso com sua lambada, mas foi muito breve, logo em seguida caiu no anonimato, foi bem pior! O correto é ser fiel ao estilo a que veio e preservar seu time de músicos, e assim é a Mastruz com Leite há mais de 17 anos. A banda preserva nos seus vocais as cantoras Kátia Cilene e Bete Nascimento, em especial Kátia, por ser a pioneira da banda. O grupo resistiu as várias pressões de produtores e empresários musicais, até das bandas descendestes, mas ali esteve... não deu ouvidos as críticas e continuou fiel ás suas prosas e poesias, falando do sertão e do amor. O vocalista da banda Baby Som, Max Taylor, confirma nossa matéria ao afirmar que a agenda da Baby melhorou, e muito, de alguns meses pra cá, tudo por conseqüência da ressurreição do forró antigo.

Forró das Antigas - Parte 4

Três das dezenas de bandas que revolucionaram a história do Forró.
Na Paraíba, uma conhecida rádio pela internet, realizou um evento, em Janeiro, que foi sucesso absoluto, o Show das Antigas, com as bandas Styllus, Calango Aceso e Cavalo de Pau. A festa repercutiu tanto que dia 08 de março acontece a mesma festa em Teresina, com apresentações de Beto Barbosa, Garota Safada e Lagosta Bronzeada, sendo uma mistura de forró antigo e contemporâneo.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O meio forrozeiro está em festa!!


Oi gente, tudo bem?
É muita felicidade pra um coração e essa eu jamais poderia deixar passar em branco.
O site forrozeiro FD, anunciou uma excelente notícia. A talentosa Francylene está de volta ao Forró Cavalo de Pau. A banda foi sucesso na década de 90 e ainda hoje é lembrada com muita saudade pelos fãs e admiradores. Cavalo de Pau foi a quarta banda a ser lançada pelo grupo SOMZOOM - (Aquárius, Mastruz com Leite, Mel com Terra e Cavalo de Pau) - e fez com que o ritmo ganhasse bastante força para se tornar a potêncial ritmica que é hoje nacionalmente. Francylene se desligou da banda para seguir carreira solo e lançou a banda Forrótaleza. Em seguida a cantora passou a integrar ao grupo Cavalo Fantástico, qual também não vingou. A cantora ainda tentou uma parceria na banda de Dorgival Dantas, mas não deu certo. Para o desespero de seus fãs e desperdicio de um grande talento, a cantora resolveu parar de cantar. Cavalo de Pau deu continuidade tendo em seus vocais a talentosa Socorro Lima porém, devido a cobrança de milhares de fãs, a Diretoria da SOMZOOM quebrou o protocolo e o orgulho e resolveu convidar Francylene reintegrar a uma das melhores bandas de forró lançadas na década passada. Com isso, já temos a certeza do sucesso que vai ser o primeiro DVD da banda, que será gravado em março, na cidade de João Pessoa(PB).
Foto: dicumforca

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Calypso Show - O Cover da Banda Calypso.



Eles são de Teresina e arrancam aplausos por onde passam. Tiago e Dayd são sucesso absoluto e já se apresentaram em outras capitais, como Belém(PA), terra da própria Banda Calypso. Piratas? Não! Falsidade ideológica? Também não! Eles formam a Banda Calypso Cover e atualmente trabalham fazendo o que mais gostam, o de imitar seus ídolos.
Eles mantém o mesmo padrão de disciplina da estrela Joelma Mendes, ensaiam horas por dia, procuram manter o mesmo padrão da banda, tanto no figurino quanto nos bastidores. E a galera gosta, é uma forma de se sentir próximos de seus ídolos. Além de Teresina, o grupo é bastante solicitado para apresentações em Timon, a cidade da BBB Gyselle Soares. Tiago, que tem gingado e talento para fazer bonito igual a Chimbinha, diz que o seu sonho e de Dayd, é de dançar ao lado dos ídolos.

São muito parecidos os rostos da estrela Joelma e da cover...

VEJA MAIS FOTOS DO CALYPSO SHOW!